Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1411
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento da Técnica de Ultrassom para Medição da Fração de Vazio e Detecção do Padrão de Escoamentos Água-Ar.
Autor(es): TANAHASHI, Enio Ito
Abstract: Escoamentos multifásicos são muito comuns na indústria petrolífera, normalmente envolvendo ambientes hostis e fluidos com particulados. Por esta razão, existe um grande interesse no estudo de técnicas não invasivas e de resposta rápida para medição das parcelas das fases dispersas; além disso, informações da estrutura do escoamento são essenciais para classificar para analisar os processos de transporte envolvidos. A técnica ultrassônica preenche estes requisitos e parece ser capaz de prover toda a informação necessária. Neste trabalho, o potencial da técnica ultrassônica para aplicação em escoamentos bifásicos foi estudado pela comparação de dados de atenuação acústica com dados experimentais da fração de vazio e topologia de escoamentos bifásicos água-ar, verticais e ascendentes na faixa de 0 a 15% de fração e vazio. O aparato ultrassônico consistia em um transdutor emissor/receptor e outros três receptores posicionados ao longo da circunferência da tubulação; filmagens foram feitas simultaneamente ao ultrassom a velocidades de 250 e 1000 fps. A atenuação exibida por todos os sensores apresentou uma correlação sistemática com a fração de vazio, o que confirma a capacidade da técnica ultrassônica para medir as parcelas das fases dispersas. Das filmagens realizadas, estruturas gasosas básicas e padrões de escoamentos diferentes foram identificados em função da fração de vazio e correlacionadas com os dados de ultrassom. Finalmente, o tempo de trânsito da onda sonora também foi investigado em função da fração de vazio.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: TANAHASHI, Enio Ito. Desenvolvimento da Técnica de Ultrassom para Medição da Fração de Vazio e Detecção do Padrão de Escoamentos Água-Ar. 2010, 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1411
Data do documento: 5-Mar-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disssertacao_0036088.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.