Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1413
Tipo: Dissertação
Título: Procedimentos de avaliação de esforços torcionais em centrais termelétricas que operam em ciclo combinado gás-vapor.
Autor(es): PEREIRA, Adriano Fernandes
Abstract: Manobras em sistemas elétricos de potência, especialmente relacionadas a linhas de transmissão, são frequentes e importantes para manter um grau de confiabilidade e uma adequada condição de operação para os mesmos. Quando se trata de sistemas interligados com a presença de geração termelétrica, tais manobras podem acarretar severos esforços torcionais nos eixos de suas unidades geradoras e, consequentemente causar danos irreversíveis por estresse mecânico, como fadiga e perda de vida útil. O presente trabalho propõe procedimentos de avaliação de esforços torcionais nos eixos de centrais termelétricas que operam em ciclo combinado gás vapor, decorrentes da prática de religamentos automáticos de linhas de transmissão, através da utilização de técnicas complementares como técnicas de análise modal, critérios simplificados e critérios mais aprofundados com programas de transitórios eletromagnéticos. Com esses procedimentos e uma ação conjunta com os fabricantes dos turbogeradores pretende-se apresentar uma forma de avaliar os esforços torcionais nos eixos das unidades geradoras com o intuito de permitir a utilização de religamentos automáticos de linhas de transmissão sem ocasionar danos aos equipamentos.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: PEREIRA, Adriano Fernandes. Procedimentos de avaliação de esforços torcionais em centrais termelétricas que operam em ciclo combinado gás-vapor. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1413
Data do documento: 16-Abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036180.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.