UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1414
Tipo: Dissertação
Título: Estimação simultânea de propriedades termofísicas de materiais metálicos.
Autor(es): CAROLLO, Luís Felipe dos Santos
Abstract: Apresenta-se neste trabalho um método para a estimativa simultânea da condutividade térmica, λ, e da capacidade de calor volumétrica, pcp, das amostras de Aço Inox AISI 304, Titânio ASTM B265 Grau 2 e Aço Inox AISI 316. O modelo térmico utilizado é baseado na equação da difusão unidimensional transiente considerando a condição de fluxo de calor constante e uniforme na superfície superior da amostra e condição de isolamento na superfície oposta, onde é medida a temperatura através de um termopar. Para garantir a unidimensionalidade, as amostras foram totalmente isoladas, a espessura da amostra é muito menor que suas dimensões laterais e o tempo total do experimento foi pequeno. Assim, a estimativa das propriedades foi baseada na análise dos coeficientes de sensibilidade definidos pela primeira derivada parcial da temperatura com relação ao parâmetro a ser analisado. Com base nessa análise decidiu-se utilizar duas intensidades de fluxo de calor. Desta forma consegue-se aumentar de forma significativa a sensibilidade para a estimativa do λ utilizando a maior intensidade no início do experimento e garante-se sensibilidade suficiente para estimar o ρcp aplicando-se a menor intensidade no fim do experimento. Então, estima-se as propriedades simultaneamente, baseando-se nesses coeficientes que devem apresentar um valor mínimo global para cada propriedade, além de serem linearmente independentes. Para determinar as propriedades minimiza-se uma função erro, definida pelo quadrado da diferença entre a temperatura experimental e a numérica, usando a técnica de otimização BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno). A temperatura numérica é obtida pela solução da equação para o modelo proposto utilizando-se o Método das Diferenças Finitas com formulação implícita. As propriedades térmicas estimadas estão de acordo com a literatura e apresentaram diferenças menores que 3 %. Além disso, uma análise de incertezas foi realizada para comprovar a qualidade dos resultados encontrados.
Citação: CAROLLO, Luís Felipe dos Santos. Estimação simultânea de propriedades termo_ físicas de materiais metálicos. 2010, 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1414
Data do documento: Ago- 201
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037028.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.