Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1420
Tipo: Dissertação
Título: Análise da qualidade de relatórios de controle ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiebe e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): ALMEIDA, Maria Rita Raimundo e
Abstract: A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um conjunto de procedimentos que identifica as consequências ambientais de uma atividade proposta, a fim de minimizar a ação degradadora do homem sobre a natureza. No Brasil, a utilização da AIA é relativamente recente, sendo introduzida pela Lei Federal nº 6.938 de 1981 como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente; tem passado por um processo de evolução ao longo dos anos, mas ainda carece de melhoramentos. Neste contexto, o presente trabalho propõe-se a realizar uma avaliação dos Relatórios de Controle Ambiental de laticínios e abatedouros analisados e aprovados pelo Órgão Estadual de Minas Gerais, mais especificamente pela Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas. Foram escolhidos os empreendimentos de laticínios e abatedouros por estarem entre os empreendimentos com maior número de processos arrolados neste órgão, por ambos terem características poluidoras/degradadoras semelhantes e serem importantes para a economia regional. O objetivo foi verificar a concordância legal e a concordância técnica dos estudos e, caso necessário, propor melhorias na elaboração deste tipo de estudo, aumentando a sua confiabilidade na utilização para o processo decisório. A metodologia utilizada consiste em listas de verificação norteadas pela legislação pertinente e pelas melhores práticas de AIA internacionalmente disseminadas. Os resultados apontaram para uma baixa concordância legal e uma média concordância técnica dos estudos, além de apontar as principais falhas e a influência de fatores como a empresa elaboradora do estudo, ano de emissão de licença e tipo de licenciamento.
Citação: ALMEIDA, Maria Rita Raimundo e. Análise da qualidade de relatórios de controle ambiental aprovados pela Superintendência Regional de Meio Ambiebe e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas Gerais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1420
Data do documento: Dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037501.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.