Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1422
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos parâmetros que influenciam a obtenção do valor da flexibilidade por opções reais no setor elétrico.
Autor(es): BRANDÃO, Marina Carvalho
Abstract: Este trabalho desenvolve uma aplicação da Teoria de Opções Reais em uma análise de investimento para expansão de uma distribuidora de energia elétrica, onde é obtido o valor da flexibilidade de se esperar o melhor momento para início do projeto. De acordo com diversos autores da área, o único parâmetro de entrada da análise por opções reais, diferente dos utilizados pelos métodos tradicionais de avaliação é a volatilidade. Sendo ela a variável mais complexa e de maior impacto no resultado final. Portanto, o objetivo desta pesquisa é o estudo do impacto da escolha do método de obtenção da volatilidade, e a definição da relevância dessa escolha no resultado final da avaliação de projetos pela ferramenta de opção reais. A motivação da pesquisa se deu através do estudo de trabalhos anteriores do setor, onde diversos valores e métodos de obtenção da volatilidade eram utilizados. Sendo esse estudo parte de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que visou o desenvolvimento de um software de auxílio à decisão, que será utilizado pelo departamento de planejamento da CEMIG distribuição. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os preceitos da modelagem e simulação, apresentando de forma detalhada o método pelo qual foi calculado o valor das opções, e que foi utilizado como base do software. Por fim, como resultado da pesquisa foi definido um direcionamento para o cálculo da volatilidade e do método de obtenção da flexibilidade em um projeto de expansão na distribuição.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BRANDÃO, Marina Carvalho. Análise dos parâmetros que influenciam a obtenção do valor da flexibilidade por opções reais no setor elétrico. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1422
Data do documento: 23-Abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036337.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.