Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1438
Tipo: Dissertação
Título: Exploração de petróleo em camadas do pré-sal no Brasil: Um estudo de caso no poço 1-SPS-50.
Autor(es): NASCIMENTO, Andreas
Abstract: A indústria petrolífera tem crescentemente realizado atividades em áreas de grande profundidade e em regiões onde estão presentes camadas de sal. Neste contexto e considerando as atividades petrolíferas a fim de desenvolver o pré-sal no Brasil, frequentemente situados em regiões de águas ultraprofundas, surgem importantes desafios tecnológicos. Considerando o cenário para 2030, espera-se uma expansão da demanda mundial de petróleo da ordem de 34 Mbpd, e um incremento na produção de petróleo do Brasil de cerca de 4 Mbpd, o que representa aproximadamente 11% do aumento da demanda mundial de petróleo. Inicialmente, apresenta-se o contexto do pré-sal do Brasil, enfatizando-se as particularidades das atividades de exploração realizadas. Como estudo de caso, utilizou-se os dados da exploração do poço 1-SPS-50, apresentando uma nova caracterização litológica da seção salina, a qual apresentou caráter heterogêneo, sendo composta basicamente por halita, anidrita, carnalita e taquidrita. Para a perfuração desta seção, verificou-se a possibilidade de uma economia de aproximadamente US$ 2,2 milhões, caso um motor do tipo rotary steerable system (RSS) tivesse sido utilizado na perfuração. Em atividades prévias no Golfo do México, o emprego desta tecnologia apresentou um rendimento em tempo de operação 20% maior em relação aos métodos convencionais em intervalos de sal (considerando um custo diário em atividades de perfuração equivalente a US$ 500 mil). Foi constatada a eventual possibilidade de utilização de uma nova configuração de seções para o programa de perfuração, sugerindo uma alternativa à seção intermediária, bem como dutos de revestimento mais robustos, classe V150. Observou-se também a possibilidade de canhoneio de uma seção mais espessa do que a relatada, com aproximadamente 109 m ao invés de 76 m. Tais sugestões e observações basearam-se na literatura e em publicações de atividades em ambientes com acumulações evaporíticas semelhantes, não levando em consideração, devido à ausência de informações da operação, algumas variáveis que poderiam auxiliar em resultados mais detalhados. Em síntese, foi possível caracterizar as operações de exploração na região do pré-sal, e verificar eventuais possibilidades de redução de custo.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: NASCIMENTO, Andreas. Exploração de petróleo em camadas do pré-sal no Brasil: Um estudo de caso no poço 1-SPS-50. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1438
Data do documento: 13-Dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037503.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.