Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1447
Tipo: Dissertação
Título: Ambiente e Saúde: avaliação na Microbacia da Serra Clara, Alto Sapucaí, Delfim Moreira, Minas Gerais.
Autor(es): PAULA, Eduardo Coutinho de
Abstract: Os ecossistemas constituem sistemas de apoio a vida de todas as espécies do planeta e a água e um dos principais recursos naturais, sendo que a quantidade disponível de água doce está ligada a saúde humana de vários modos: a água para a ingestão, para a higiene e para a produção de alimentos. Existe uma relação entre a saúde dos ecossistemas e a saúde humana, sendo que as condições ambientais e de saneamento são variáveis importantes na transmissão de doenças de veiculação hídrica. A presente pesquisa foi desenvolvida na Microbacia da Serra Clara, área rural da cidade de Delfim Moreira, região dos Altos da Serra da Mantiqueira, inserida na Bacia Hidrográfica do Alto Sapucaí, sul do Estado de Minas Gerais, Brasil. São abundantes as nascentes superficiais na região e a geografia favorece a captação por gravidade, sendo as atividades econômicas de natureza agropastoril. Este trabalho objetivou um levantamento das características das fontes de abastecimento humano de água, dos hábitos dos moradores e da infraestrutura sanitária, da destinação de resíduos líquidos e sólidos, do uso da água nas propriedades, da ocorrência de diarreia em crianças menores que cinco anos, bem como ressaltar a importância de trabalhos voltados a participação da sociedade para a superação de desafios socioambientais. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários contemplando-se 89 domicílios permanentes nos quatro bairros rurais situados na microbacia: Barreirinho, Perus, Serra Clara e Estancia. Os dados demonstram o pouco conhecimento da população sobre as implicações do consumo de água sem tratamento, confirmam a inexistência de saneamento básico e a ocorrência de casos de diarreia em crianças. A avaliação da água de abastecimento humano foi obtida por análises microbiológicas de amostras de água consumida em diferentes propriedades rurais, com foco para aquelas com crianças abaixo de cinco anos. Os resultados revelaram que oito das nove (89%) amostras de água consumida estavam contaminadas por coliformes fecais, não atendendo os padrões microbiológicos de potabilidade preconizados pela legislação brasileira. As avaliações de caráter quantitativo da distribuição de casos de diarreia entre os quatro bairros que compõem a Microbacia da Serra Clara não apresentaram valores significantes. A água utilizada nas propriedades rurais e considerada um importante fator de risco a saúde humana. A adoção de hábito de tratamento da água e medidas de tratamento das águas residuárias são as ações necessárias para diminuir o risco de ocorrência de doenças de veiculação hídrica. Para a complexidade dessa questão, o enfoque ecossistêmico e recomendado, na busca de integrar o binômio ambiente-saúde por meio da transdisciplinaridade, da participação da comunidade e da equidade entre os atores na busca de soluções e na gestão do ecossistema em que vivem.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: PAULA, Eduardo Coutinho de. Ambiente e Saúde: avaliação na Microbacia da Serra Clara, Alto Sapucaí, Delfim Moreira, Minas Gerais. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1447
Data do documento: 6-Dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037749.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.