Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1449
Tipo: Dissertação
Título: Influência do metal de adição na susceptibilidade à corrosão sob tensão de juntas soldadas do aço inoxidável ferrítico AISI 444 em meios contendo cloreto de magnésio.
Autor(es): ANTUNES, Pedro Duarte
Abstract: Neste trabalho foi investigado a influência do metal de adição sobre a susceptibilidade ao trincamento por corrosão sob tensão (CST) de juntas soldadas do aço inoxidável ferrítico AISI 444 em solução aquosa de MgCl2 (43%). Dois tipos de metal de adição (E309L e E316L) foram usados com o intuito de se produzir juntas soldadas com zonas fundidas de diferentes composições químicas. Para analisar a microestrutura das juntas soldadas foi utilizado um microscópio ótico e MEV. As propriedades mecânicas das juntas soldadas foram analisadas através de ensaios de tração e dureza Vickers. Para avaliar a susceptibilidade das juntas soldadas ao trincamento por corrosão sob tensão, foi usado o método de teste sob carga constante seguido da caracterização microestrutural dos corpos de prova CST testados. A susceptibilidade à CST foi avaliada em termos do tempo para fratura. Os ensaios de tração e dureza mostraram que a junta soldada com o metal de adição E309L apresentou propriedades mecânicas consideravelmente superiores às encontradas na junta soldada com o metal de adição E316L. Os testes de CST mostraram que a zona termicamente afetada (ZTA) e a zona de ligação (ZTA/ZF) do aço inoxidável AISI 444 foram as regiões mais susceptíveis ao trincamento. Os resultados mostraram também que o eletrodo E309L apresentou melhor resistência à CST, e isto pode ser atribuído a presença de uma rede de ferrita delta descontínua na matriz austenítica a qual atuou como uma barreira à propagação de trincas.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: ANTUNES, Pedro Duarte. Influência do metal de adição na susceptibilidade à corrosão sob tensão de juntas soldadas do aço inoxidável ferrítico AISI 444 em meios contendo cloreto de magnésio. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1449
Data do documento: 8-Jul-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037086.pdf7,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.