Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1451
Tipo: Dissertação
Título: Economia de energia em ar condicionado no Brasil: Eficiência e economicidade.
Autor(es): SOUZA, Edson Palhares de
Abstract: O fomento ao incremento da eficiência energética em equipamentos elétricos tem sido implementado no Brasil com maior intensidade nos últimos dez anos. Entre as motivações para esta pratica tem-se os crescentes custos na geração de energia e a maior preocupação com os aspectos ambientais. Nesse sentido o Programa Selo PROCEL se destaca, com o objetivo de informar aos consumidores sobre o desempenho energético de equipamentos elétricos. O presente trabalho inicialmente analisa o estudo de avaliação do impacto energético atribuído ao Programa Selo PROCEL, no âmbito de condicionadores de ar do tipo Janela e Split, desenvolvido pelo Centro Excelência em Eficiência Energética, EXCEN/UNIFEI. Para a avaliação desse impacto e estimar a economia de energia elétrica, foram utilizados dados de consumo medidos em condições padronizadas, ajustados para o contexto real. Para tanto, o parque dos equipamentos foi modelado e desagregado de forma regional e setorial, para incluir os efeitos da temperatura ambiente e intensidade de utilização, levando em conta ainda a perda de desempenho ao longo da vida util. O erro estimado nessa avaliação foi de ±26%. Pelo presente estudo, a economia de energia promovida pela introdução do Selo PROCEL em condicionadores de ar foi de 664 GWh em 2008, que corresponde 3,4% do consumo residencial estimado para esses equipamentos nos setores residencial (80%) e comercial (20%). A redução de demanda de ponta associada a essa economia de energia foi de 339 MW, que corresponde a 0,32% da oferta máxima de energia elétrica registrada nesse ano no Sistema Interligado Nacional. Foi efetuada uma análise econômica da viabilidade de aquisição de aparelhos eficientes (classe A) adotando critérios do custo anual equivalente e a taxa interna de retorno (TIR) e considerando as tarifas elétricas e tempos de uso regionalizados, se constatando que é vantajoso comprar os modelos mais eficientes na maioria das regiões brasileiras.
Citação: SOUZA, Edson Palhares de. Economia de energia em ar condicionado no Brasil: Eficiência e economicidade. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1451
Data do documento: Abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036194.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.