UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1454
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem sistemática para avaliação econômica de cenários para modelos de simulação discreta em manufatura.
Autor(es): COSTA, Rafael Florêncio da Silva
Abstract: O interesse pelo uso combinado da simulação a eventos discretos com o custeio baseado em atividades, planejamento de experimentos e valor presente líquido para auxiliar a tomada de decisões em sistemas de manufatura tem crescido ao longo dos últimos anos. Entretanto, tradicionalmente a combinação de duas ou três delas pode ser encontrada na literatura e não o emprego de todas elas ao mesmo tempo. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é propor uma abordagem que integre estas quatro técnicas para avaliar economicamente cenários em simulação a eventos discretos, para sistemas de manufatura. Para tanto, o método de pesquisa “modelagem e simulação” foi escolhido para conduzir esta dissertação. Em seguida, foi realizada uma análise da literatura corrente sobre o uso combinado dessas técnicas. A partir desta análise, uma abordagem que integra as quatro técnicas foi construída. Então, um modelo de simulação foi desenvolvido para imitar o comportamento de uma célula de manufatura real. Em seguida, este modelo foi preparado para contemplar custos através do sistema de custeio baseado em atividades. Utilizando o modelo, cenários foram simulados através da aplicação do planejamento e análise de experimentos. Em seguida, os cenários que mais afetam a produção da célula foram analisados sob o ponto de vista econômico, utilizando o método do valor presente líquido e a simulação de Monte Carlo. Os resultados da aplicação desta abordagem sistemática sugerem a viabilidade de se utilizar estas quatro técnicas de modo integrado. Como implicações práticas, a abordagem pode ser utilizada para direcionar o tomador de decisões em como cada técnica pode contribuir dentro da estrutura e quais as informações podem ser geradas a partir da utilização de cada técnica. Portanto, a contribuição desta pesquisa consiste na combinação entre a simulação a eventos discretos, custeio baseado em atividades, planejamento de experimentos e valor presente líquido em uma abordagem para auxiliar o processo de tomada de decisões, relacionando opções de decisões estratégicas de investimentos de capital com a gestão do desempenho operacional dessas opções simuladas.
Citação: COSTA, Rafael Florêncio da Silva. Abordagem sistemática para avaliação econômica de cenários para modelos de simulação discreta em manufatura. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1454
Data do documento: Set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037076.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.