Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1461
Tipo: Dissertação
Título: Estudo de múltiplos casos sobre a realidade das empresas graduadas pelos programas de incubação: proposta para programa de pós-incubação.
Autor(es): COUTINHO, Joana Marins de Andrade
Abstract: No Brasil, muitas ações buscam alavancar a inovação e o desenvolvimento tecnológico das empresas. Dentre elas estão as incubadoras de empresas, que dão suporte ao nascimento e desenvolvimento de projetos inovadores. Ao longo do estudo, há evidências que identificam que nos três primeiros anos após a saída da incubadora, o risco de insucesso das empresas é alto. Desta forma, os programas de pós-incubação surgem no intuito de dar suporte e são instrumentos importantes no auxílio às empresas recém-graduadas em seu processo de adaptação ao mercado. O objetivo dessa pesquisa é identificar os principais serviços necessários para um programa de pós-incubação a partir de um estudo de múltiplos casos com as empresas de base tecnológicas (EBTs) graduadas pelos programas de incubação do estado de Minas Gerais e gestores de incubadoras. Para o alcance do objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar as empresas respondentes; (ii) identificar o relacionamento entre empresas graduadas e incubadora; (iii) avaliar a percepção das empresas graduadas da pós-incubação; e (iv) avaliar a percepção dos gestores das incubadoras da pós-incubação. Os objetos de estudo foram as EBTs graduadas pelas incubadoras do estado de Minas Gerais associadas a Rede Mineira de Inovação (RMI) e os gestores de três incubadoras de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionários estruturados com as empresas graduadas e entrevistas com gestores de incubadoras. Para a análise de dados foi utilizada a análise descritiva para as questões fechadas do questionário e análise de conteúdo por frequência e por categorias para as questões abertas e entrevistas. Ao final é possível observar que as empresas graduadas mantem relacionamento com a incubadora e entre outras empresas, sendo identificado sinergia operacional, administrativa e tecnológica. As empresas graduadas evidenciam interesse em participar de um programa de pós-incubação que seja focado no mercado, objetivo, de curto prazo e que ofereça serviços diferenciados para esta fase da empresa. Nas entrevistas, foi identificado somente uma incubadora com programa de pós-incubação para empresas graduadas. Como principal contribuição do estudo foi possível estabelecer um quadro sistematizado da pós-incubação contendo o perfil e relacionamento entre empresas, necessidades e características do programa, serviços mais relevantes e condomínio de empresas para um programa de pós-incubação, que possa ser utilizado pelas incubadoras ou outros interessados.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: COUTINHO, Joana Marins de Andrade. Estudo de múltiplos casos sobre a realidade das empresas graduadas pelos programas de incubação: proposta para programa de pós-incubação. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1461
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018081.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.