Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1475
Tipo: Dissertação
Título: Desempenho de motores de indução trifásicos alimentados por inversores de frequência.
Autor(es): CAMARGO, Ricardo
Abstract: A utilização de modernos sistemas de acionamentos de velocidade variável, mais precisamente os equipamentos conhecidos como inversores de freqüência, tem se tornando uma prática comum nos processos industriais, pois estes equipamentos proporcionam flexibilidade e maior capacidade de controle destes processos. A popularização da utilização deste equipamento não vem acompanhada de uma correta analise dos efeitos indesejáveis causados nos motores elétricos de indução trifásicos: o aumento das perdas e por conseqüência, uma diminuição de seu rendimento. O presente trabalho tem por objetivo comparar o desempenho de motores de indução trifásicos quando alimentados por inversores de freqüência e quando alimentados pela rede trifásica senoidal. Esta comparação terá como base os experimentos práticos realizados nos laboratórios da UNIFEI e na bibliografia disponível sobre o assunto.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CAMARGO, Ricardo. Desempenho de motores de indução trifásicos alimentados por inversores de frequência. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1475
Data do documento: 25-Out-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037507.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.