Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1491
Tipo: Dissertação
Título: Uma contribuição à regulamentação das variações de tensão de curta duração.
Autor(es): COSTA, Marcos Vinícius da
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo relativo à regulamentação das variações de tensão de curta duração. São abordados os conceitos, os parâmetros e os indicadores propostos na literatura técnica para quantificar tanto a severidade dos eventos quanto o desempenho dos sistemas elétricos. Ademais, são apresentados alguns métodos de classificação, os quais visam extrair informações adicionais a respeito dos eventos registrados, sendo descrito como os tipos de afundamentos de tensão foram estabelecidos com base nos tipos de faltas, considerando a sua propagação através dos transformadores e a forma de conexão das cargas. No cenário nacional, houve recentemente grandes avanços no sentido de regulamentação das variações de tensão de curta duração ao ser definida uma metodologia própria para o acompanhamento desses fenômenos nas redes de distribuição, incluindo a criação de um novo indicador denominado Fator de Impacto. No entanto, dado o caráter recente dessa metodologia, é de se esperar que alguns aprimoramentos ainda sejam necessários. Neste contexto, este trabalho busca avaliar a adequação desse indicador, a fim de verificar se o mesmo realmente reflete o impacto sofrido pelos consumidores. Dessa forma, é avaliada a sua correlação com o número de desligamentos dos equipamentos, que por sua vez, é estimado utilizando uma abordagem probabilística, a qual leva em conta a incerteza envolvida na análise de sensibilidade das cargas. Além disso, são definidas, de maneira sistemática, novas regiões de sensibilidade e fatores de ponderação para o cálculo do Fator de Impacto, visando obter uma maior correlação com os níveis de sensibilidade de diferentes tipos de equipamentos amplamente utilizados na indústria.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: COSTA, Marcos Vinícius da. Uma contribuição à regulamentação das variações de tensão de curta duração. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1491
Data do documento: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018093.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.