Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Tipo: Dissertação
Título: Efeito do agente controlador de processo na produção e desenvolvimento do aço inoxidável duplex UNS S31803 nano estruturado obtido por moagem de alta energia com adição de carbetos.
Autor(es): JUNQUEIRA, Mateus Morais
Abstract: Aços inoxidáveis duplex são materiais muito utilizados no setor industrial e em outras diversas aplicações, devido a sua elevada resistência mecânica e à corrosão. Sua microestrutura é constituída por duas fases distintas, ferrita e austenita. O presente estudo teve como finalidade apontar os efeitos do agente controlador de processo (PCA) dentre os mais comuns e indicados para a moagem de alta energia. Do aço UNS S31803/SAF 2205 foram obtidos cavacos de usinagem. Para a moagem foi adicionado 3% em peso de carbeto de vanádio e foi a utilizado os seguintes PCA’s: Acido Esteárico, Metanol e Hexano, nas concentrações de 1% e 3% em peso de cada PCA, respectivamente. As moagens foram padronizadas para análises nos tempos de 30h, 40h e 50h. A fim de comparações, também foram realizadas moagens sem adição de PCA’s. Foram obtidas amostras em pós para a verificação da eficiência das moagens. Vinte e uma amostras, possuindo a porcentagem de agente controlador de processo e o tempo de moagem como variáveis, foram analisadas principalmente por sedigrafia, difração de raio X, microscopia óptica e microscopia de varredura eletrônica. Ao final do estudo, observou-se pela Amostra 16 (1% Ácido Esteárico - 50 horas), que o PCA mais eficiente dentre o período de horas proposto é o Ácido Esteárico e através da Amostra 21 (3% Hexano - 50 horas) pode-se indicar o Hexano como o menos eficiente dos PCA’s estudados.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: JUNQUEIRA, Mateus Morais. Efeito do agente controlador de processo na produção e desenvolvimento do aço inoxidável duplex UNS S31803 nano estruturado obtido por moagem de alta energia com adição de carbetos. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1497
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018098.pdf6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.