Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorNOGUERA, Ana Lisbeth Galindo-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationNOGUERA, Ana Lisbeth Galindo. Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. 2017. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1515-
dc.description.abstractAtualmente nas comunidades isoladas no Brasil, o suprimento de energia elétrica é efetuado mediante unidades geradoras a diesel, os quais apresentam um elevado custo de energia gerada, pois são dependentes dos altos preços dos combustíveis fósseis, além de causarem sérios problemas para o meio ambiente. Assim, a implementação de outras fontes de geração de energia baseados em fontes renováveis, como sistema complementar ao sistema tradicionais de geração permite gerar energia elétrica a menor custo, maior confiabilidade, além de benefícios ambientais. Esta tese enfoca no dimensionamento ótimo e operação de um sistema híbrido, composto por geradores a diesel, ciclo orgânico Rankine (ORC), fotovoltaica e banco de baterias. A implementação do ORC permite a recuperação do calor residual dos gases de exaustão dos grupos geradores a diesel para produzir energia elétrica. O método proposto permite dimensionar o sistema considerando aspectos econômicos e de confiabilidade, e incorporar cinco estratégias de operação, que visam otimizar o despacho de energia do sistema. Para a otimização foi desenvolvido o algoritmo de otimização por nuvem de partículas, técnica metaheurística, que permite determinar a melhor configuração do sistema, para isso os componentes do sistema foram modelados e simulados para um período de 8760 horas (um ano). Para a simulação e otimização do sistema híbrido foi utilizada a ferramenta computacional Matlab. Simulações e estudos comparativos são apresentados para diferentes configurações possíveis para atendimento de comunidades isoladas. Os resultados mostram que a melhor configuração ótima Diesel-ORC-Fotovoltaica-Baterias leva à redução no custo médio de geração em aproximadamente 38,15%, em relação ao sistema puramente diesel.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOtimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages148 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSistemas Híbridospt_BR
dc.keywords.portugueseNuvem de Partículaspt_BR
dc.keywords.portugueseEstratégias de Operaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseGerador a Dieselpt_BR
dc.keywords.portugueseCiclo Orgânico Rankinept_BR
dc.keywords.portugueseFotovoltaicapt_BR
dc.keywords.portugueseBateriaspt_BR
dc.keywords.portugueseProbabilidade de Perda no Fornecimento de Energia à Cargapt_BR
dc.keywords.portugueseCusto médio de Energiapt_BR
dc.keywords.englishHybrid Systemspt_BR
dc.keywords.englishParticle swarm optimizationpt_BR
dc.keywords.englishOperating Strategiespt_BR
dc.keywords.englishDiesel Generatorpt_BR
dc.keywords.englishRankine Organic Cyclept_BR
dc.keywords.englishPhotovoltaicpt_BR
dc.keywords.englishBatteriespt_BR
dc.keywords.englishLoss of power probabilitypt_BR
dc.keywords.englishAverage Cost of Energypt_BR
dc.orientador.principalLORA, Electo Eduardo Silva-
dc.orientador.coorientadorCOBAS, Vladimir Melian-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaTérmica, Fluidos e Máquinas de Fluxopt_BR
dc.date.available2018-08-07T13:07:34Z-
dc.date.accessioned2018-08-07T13:07:34Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica-
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