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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.citation | NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo. Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. 2017. 148 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1515 | - |
dc.description.abstract | Atualmente nas comunidades isoladas no Brasil, o suprimento de energia elétrica é efetuado mediante unidades geradoras a diesel, os quais apresentam um elevado custo de energia gerada, pois são dependentes dos altos preços dos combustíveis fósseis, além de causarem sérios problemas para o meio ambiente. Assim, a implementação de outras fontes de geração de energia baseados em fontes renováveis, como sistema complementar ao sistema tradicionais de geração permite gerar energia elétrica a menor custo, maior confiabilidade, além de benefícios ambientais. Esta tese enfoca no dimensionamento ótimo e operação de um sistema híbrido, composto por geradores a diesel, ciclo orgânico Rankine (ORC), fotovoltaica e banco de baterias. A implementação do ORC permite a recuperação do calor residual dos gases de exaustão dos grupos geradores a diesel para produzir energia elétrica. O método proposto permite dimensionar o sistema considerando aspectos econômicos e de confiabilidade, e incorporar cinco estratégias de operação, que visam otimizar o despacho de energia do sistema. Para a otimização foi desenvolvido o algoritmo de otimização por nuvem de partículas, técnica metaheurística, que permite determinar a melhor configuração do sistema, para isso os componentes do sistema foram modelados e simulados para um período de 8760 horas (um ano). Para a simulação e otimização do sistema híbrido foi utilizada a ferramenta computacional Matlab. Simulações e estudos comparativos são apresentados para diferentes configurações possíveis para atendimento de comunidades isoladas. Os resultados mostram que a melhor configuração ótima Diesel-ORC-Fotovoltaica-Baterias leva à redução no custo médio de geração em aproximadamente 38,15%, em relação ao sistema puramente diesel. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Otimização do projeto de um sistema híbrido Diesel-Ciclo Orgânico Rankine (ORC) / fotovoltaico. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 148 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistemas Híbridos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Nuvem de Partículas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Estratégias de Operação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Gerador a Diesel | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ciclo Orgânico Rankine | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Fotovoltaica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Baterias | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Probabilidade de Perda no Fornecimento de Energia à Carga | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Custo médio de Energia | pt_BR |
dc.keywords.english | Hybrid Systems | pt_BR |
dc.keywords.english | Particle swarm optimization | pt_BR |
dc.keywords.english | Operating Strategies | pt_BR |
dc.keywords.english | Diesel Generator | pt_BR |
dc.keywords.english | Rankine Organic Cycle | pt_BR |
dc.keywords.english | Photovoltaic | pt_BR |
dc.keywords.english | Batteries | pt_BR |
dc.keywords.english | Loss of power probability | pt_BR |
dc.keywords.english | Average Cost of Energy | pt_BR |
dc.orientador.principal | LORA, Electo Eduardo Silva | - |
dc.orientador.coorientador | COBAS, Vladimir Melian | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxo | pt_BR |
dc.date.available | 2018-08-07T13:07:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-07T13:07:34Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese_2017004.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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