Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1517
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de Algorítmos Genéticos na Otimização do Escalonamento de Mensagens Proprietárias do Protocolo SAE J1939 sobre CAN bus.
Autor(es): CAMPOS, Márcio Folly de
Abstract: A competição entre processos pelos recursos de um processador é muito explorada na ciência da computação, gerando um grande número de algoritmos de escalonamento. A mesma competição ocorre em uma rede embarcada onde as mensagens competem pelo acesso ao barramento. Este trabalho mostra uma visão sobre as métricas temporais de uma mensagem na rede Controller Area Network, CAN, e como o escalonamento de mensagens está relacionado com as técnicas de cálculo temporal aplicadas ao protocolo J1939, publicado pela Sociedade de Engenharia Automotiva, Society of Automotive Engineering, SAE. Para tal, foram estudados os modelos matemáticos propostos por diferentes trabalhos. A aplicação destes modelos é feita em um conjunto de mensagens SAE J1939 sobre CAN Bus e os resultados são analisados. O resultado das análises temporais indicam que em determinados casos a otimização é necessária. A aplicação de algoritmos genéticos é estudada, neste trabalho, com a finalidade de otimização do escalonamento de mensagens SAE J1939. Para isto, é proposta uma correlação entre a teoria de algoritmos genéticos e as características do protocolo, fazendo com que seja possível representar o problema pelo método de otimização escolhido. Este trabalho apresenta também a implementação do algoritmo genético para solucionar o problema detectado na análise temporal. Os resultados das simulações são apresentados e analisados.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CAMPOS, Márcio Folly de. Utilização de Algorítmos Genéticos na Otimização do Escalonamento de Mensagens Proprietárias do Protocolo SAE J1939 sobre CAN bus. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1517
Data do documento: 31-Mai-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036331.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.