Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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dc.creatorSANTOS, Valquíria Claret dos-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Valquíria Claret dos. Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. 2009. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1529-
dc.description.abstractNeste trabalho é abordado um problema de confiabilidade de uma blindagem de uso aeronáutico, modelada a partir de simulações usando elementos finitos. O trabalho de pesquisa visa aspectos tecnológicos dos materiais empregados e a modelagem numérica da dinâmica projétil-blindagem. Esta blindagem é projetada para ser colocada no piso da aeronave para proteger a tripulação. A confiabilidade da blindagem está associada à sua capacidade de não falhar sob impacto, para critérios de desempenho previamente definidos. Por outro lado, o aumento de peso associado à presença da blindagem pode afetar restrições operacionais da aeronave, como, por exemplo, o deslocamento máximo admissível para o seu centróide, que, se excedido, poderia desestabilizar a aeronave. Assim, é essencial modelar uma blindagem confiável, mas que não atinja as restrições impostas de projeto. Para a blindagem ótima obtida uma análise de confiabilidade foi realizada para três diferentes critérios de desempenho, supondo suas variáveis aleatórias como normais. O primeiro critério está relacionado ao desempenho do restante da velocidade do projétil após algum tempo de simulação. Neste caso, uma velocidade aceitável após este tempo de simulação não deve exceder 3% da velocidade inicial do projétil. O segundo critério está relacionado com o deslocamento máximo da última camada oposta ao projétil, que foi assumido não exceder 2 mm. Finalmente, o terceiro critério de desempenho está relacionado com o número remanescente de camadas do material compósito após o impacto. Para este critério foi assumido que duas camadas restantes é um número aceitável para a não perfuração da blindagem. A confiabilidade da blindagem foi avaliada com base nos três critérios de desempenho e comparada nos pontos ótimo e médio dos parâmetros de projeto. O melhor resultado para a confiabilidade da blindagem foi obtido no ponto ótimo, o qual foi encontrado utilizando uma técnica de otimização, com funções objetivo e equações de restrição obtidas a partir de metamodelos construidos através de simulações computacionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages133 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseMateriais compósitospt_BR
dc.keywords.portugueseOtimizaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseConfiabilidadept_BR
dc.keywords.englishComposite materialspt_BR
dc.keywords.englishOptimizationpt_BR
dc.keywords.englishReliabilitypt_BR
dc.orientador.principalJORGE, Ariosto Bretanha-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaProjeto e Fabricaçãopt_BR
dc.date.available2018-08-10T19:42:40Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T19:42:40Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica-
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