Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1531
Tipo: Dissertação
Título: Fatores de intensidade de tensão elásticos em modos II e III para entalhes em V e hiperbólicos.
Autor(es): OLIVEIRA, Valesca Donizeti
Abstract: Apresenta-se um estudo da teoria dos entalhes em geometrias U, V e hiperbólica, abordando os conceitos e fundamentos sobre a teoria da elasticidade aplicada à mecânica linear da fratura. Assim, dois modos geométricos são avaliados pelos fatores intensidade de tensão elásticos-entalhes, ou seja, a magnitude das tensões ao redor do entalhe em regime elástico. O primeiro modo geométrico caracterizado pelo cisalhamento plano, modo II, é avaliado experimentalmente em vigas com duplo entalhe em V. Lâminas de compósitos reforçados com tecido de fibras de vidro/epóxi são utilizadas com objetivo de descrever as tensões ao longo do plano bissetor do entalhe em V com ângulo de abertura de 90º. Entalhes hiperbólicos são também avaliados em modos II e III. O cisalhamento antiplano caracteriza modo III e está associado aos efeitos da torção. Eixos com entalhes em V e hiperbólicos são avaliados com coordenadas curvilíneas. O fator intensidade de tensão em entalhes em V em eixos é estimado a partir do fator de concentração de tensão, enquanto entalhe hiperbólico é uma alternativa para caracterizar o fator intensidade de tensão em trincas em modo III. Buscasse avaliar a influência do ângulo de abertura em entalhes em V e a geometria hiperbólica em modos II e III.
Citação: OLIVEIRA, Valesca Donizeti. Fatores de intensidade de tensão elásticos em modos II e III para entalhes em V e hiperbólicos. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1531
Data do documento: Fev-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036054.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.