Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1539
Tipo: Dissertação
Título: Implementação em FPGA de uma Arquitetura Reed-Solomon para uso em comunicação óptica.
Autor(es): BARBOSA, Tiago Cardoso
Abstract: A crescente demanda por redes com alta velocidade de transmissão, impulsionada pelos serviços que exigem altas taxas de dados, requer uma infra-estrutura de redes de fibra óptica de grande eficiência. A norma ITU-T G.709 que rege as comunicações ópticas tem como sua principal inovação, em relação a padrões antigos, o uso do código corretor de erros Reed-Solomon. O código Reed-Solomon é o mais utilizado em sistemas digitais na atualidade, devido a sua alta eficácia. Este trabalho visa implementar o codificador e decodificador Reed-Solomon em hardware de alta performance para rápido processamento, o que é exigido em comunicações de alta velocidade. O hardware utilizado é um Field-Programmable Gate Array (FPGA), que permite uma rápida prototipagem, comparado com circuito integrado dedicado de aplicação específica (ASIC). O codificador e decodificador Reed-Solomon são desenvolvidos utilizando a linguagem de descrição de hardware VHDL, que permite um alto nível de abstração no desenvolvimento de circuitos digitais. No trabalho é apresentada toda a estrutura dos circuitos que compõe o sistema, e é proposta uma nova topologia para o decodificador, que reduz a utilização lógica. Todo circuito é sintetizado e implementado na FPGA Stratix II do fabricante altera que disponibiliza também o software para síntese denominado Quartus II. Os resultados da implementação são mostrados e discutidos no trabalho.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: BARBOSA, Tiago Cardoso. Implementação em FPGA de uma Arquitetura Reed-Solomon para uso em comunicação óptica. 2010. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1539
Data do documento: 27-Ago-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037070.pdf7,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.