Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1540
Tipo: Dissertação
Título: Impactos econômicos da descontinuidade do serviço elétrico utilizando um modelo de mercado.
Autor(es): LUSVARGHI, Sergio Augusto dos Santos
Abstract: Este estudo apresenta uma análise e proposta de processo para determinação de metas para os indicadores individuais de continuidade de fornecimento de energia elétrica. O método de cálculo é realizado a partir do tratamento estatístico dos indicadores de cada distribuidora baseado em um percentil definido pela ANEEL, para posteriormente reagrupar os valores limites e estabelecer a meta ou padrão de desempenho individual para todas as concessionárias brasileiras. Este trabalho também trata da determinação das tarifas regulatórias pela perspectiva microeconômica, utilizando um modelo de mercado denominado TAROT - Tarifa Otimizada, objetivando a otimização dos investimentos e a minimização dos custos. Propõe também, através de um modelo TAROT-Q, a determinação do valor de uma compensação ao cliente pela concessionária, por deficiências na qualidade de fornecimento da energia elétrica. Esta metodologia proposta foi aplicada em uma empresa de distribuição brasileira, resultando na comparação entre as tarifas e valores econômicos agregados.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: LUSVARGHI, Sergio Augusto dos Santos. Impactos econômicos da descontinuidade do serviço elétrico utilizando um modelo de mercado. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1540
Data do documento: 5-Jul-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036436.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.