Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Tipo: Dissertação
Título: Evolução de campos de matéria em buracos negros com simetria de Lifshitz.
Autor(es): SILVA JÚNIOR, João Ider
Abstract: Neste trabalho foram analisadas as evoluções de dois campos de matéria em buracos negros planarmente simétricos D-dimensionais com simetria de Lifshitz cujo expoente dinâmico é z. Os campos investigados foram o campo escalar com acoplamento não-mínimo com o tensor de Einstein e o escalar de Ricci e o campo eletromagnético. Foram escolhidos dois buracos negros, um com 5-dimensões e z = 1 e outro com 6-dimensões e z = 0. As equações de movimento para ambos os campos foram desenvolvidas de modo geral e aplicadas a cada buraco negro mencionado. Em alguns casos foram obtidas soluções exatas das equações em termos de funções hipergeométricas e funções de Heun conuente. Os modos quasinormais (MQN) de evolução dos campos analisados foram calculados numericamente usando dois métodos diferentes: HH e AIM. Em todos os buracos negros estudados os MQN's não indicaram instabilidades nem referente aos acoplamentos nem aos espaços-tempos. De modo geral os modos quasinormais se comportam como os modos de oscilação de um oscilador harmônico amortecido apresentando três regimes: subamortecido (ωR ҂ 0,ωI < 0), crítico (ωR = 0,ωIcrit < 0) e supercrítico (ωR = 0,ωI < 0). Nos casos analisados foi encontrado um comportamento interessante para ωI quando k ҂ 0 e r₊ < 10. Em geral, ωI é crescente com k, mas aqui encontramos um crescimento quadrático para k ∼ r₊ com um decréscimo quando k >> r₊. Esse comportamento pode ser relevante no contexto da dualidade gravidade/calibre. Como complemento também foram analisados dois buracos negros com simetria de Lifshtiz em 2 + 1 dimensões.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: SILVA JÚNIOR, João Ider. Evolução de campos de matéria em buracos negros com simetria de Lifshitz. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Data do documento: Ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018107.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.