Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1552
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de imageamento de aglomerados abertos realizado no Observatório do Pico dos Dias - OPD: estudo fotométrico e cinemático de 15 aglomerados abertos do hemisfério sul.
Autor(es): CAETANO, Thiago Costa
Abstract: Os aglomerados abertos são considerados excelentes traçadores da estrutura espiral da Galáxia, pois sua distância e sua idade podem ser determinadas com boa precisão através dos diagramas cor-cor e cor-magnitude, e as informações cinemáticas desses objetos possibilitam o estudo de suas orbitas no potencial galáctico. Pode-se encontrar essas informações para centenas de objetos no catálogo de aglomerados abertos DAML02 (Dias et al. 2002), contudo, observa-se que, para cerca de metade dos objetos no catálogo, os parâmetros fundamentais, excesso de cor, distância e idade; e os parâmetros cinemáticos, movimentos próprios e velocidade radial; não são conhecidos. Por esse motivo nosso grupo iniciou em 2008 um projeto observacional com o telescópio de 0.6 m do OPD, no qual deve-se observar dezenas de aglomerados abertos. Nesse trabalho apresentamos os resultados obtidos a partir da análise dos dados de 15 aglomerados abertos no hemisfério Sul. São fornecidos os valores obtidos para os parâmetros fundamentais, a partir da análise dos diagramas fotométricos em UBVRI, e os valores para os movimentos próprios, obtidos aqui de duas formas diferentes. O procedimento de redução das imagens ´e discutido em detalhes, apresentando todos os programas construídos pelo nosso grupo para o processamento automático dos dados.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: CAETANO, Thiago Costa. Projeto de imageamento de aglomerados abertos realizado no Observatório do Pico dos Dias - OPD: estudo fotométrico e cinemático de 15 aglomerados abertos do hemisfério sul. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática Aplicada) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1552
Data do documento: 25-Fev-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0035809.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.