Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento de cargas elétricas monofásicas não-lineares através da decomposição wavelet e de redes neurais artificiais.
Autor(es): RODRIGUES, Rodrigo de Paula
Abstract: O contínuo desenvolvimento e o crescente emprego de novas tecnologias agregam aos sistemas de distribuição de energia elétrica equipamentos das mais variadas naturezas e finalidades. A presença crescente das chamadas cargas elétricas monofásicas não-lineares em meio a esses equipamentos tem como consequência marcante a injeção da chamada poluição harmônica, que por ser capaz de degradar consideravelmente a qualidade da energia disponibilizada pelas redes de distribuição, fez com que o objetivo maior deste trabalho fosse propor uma metodologia de reconhecimento da presença dessas cargas elétricas. Essa proposta é composta por um sistema de reconhecimento de padrões que utilize redes neurais artificiais como mecanismo de inferência e a decomposição Wavelet em multi resolução como técnica de extração de características das formas de onda de corrente em estado estacionário dessas cargas elétricas. Assim, este trabalho discorre sobre as principais características a respeito de cargas elétricas não-lineares, sobre sistemas de reconhecimento de padrões, redes neurais artificiais e também a respeito das transformadas de Fourier e wavelet , que serviram de base para a metodologia proposta. Os detalhes de concepção e de implementação prática de cada uma das técnicas utilizadas são apresentados em companhia aos resultados da aplicação e da comparação da proposta deste trabalho com uma metodologia similar que utilize a transformada de Fourier para também extrair características das formas de onda de corrente geradas por cargas elétricas monofásicas não-lineares.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: RODRIGUES, Rodrigo de Paula. Reconhecimento de cargas elétricas monofásicas não-lineares através da decomposição wavelet e de redes neurais artificiais. 2009. 205 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1554
Data do documento: 5-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034089.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.