Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/157
Tipo: Dissertação
Título: Otimização da potência unitária dos geradores de energia numa microrrede elétrica com geração híbrida fóssil/renovável.
Autor(es): PINZÓN, Andrés Mauricio Oviedo
Abstract: No Brasil foi introduzida a Resolução Normativa No. 482/2012 da ANEEL, que define o sistema de compensação de energia para geradores com fontes renováveis com capacidade de até 1MW. Uma maneira de aproveitar as vantagens que tem este sistema de compensação é aplicar as fontes renováveis num sistema elétrico de pequena escala ou microrrede elétrica, criando a possibilidade de obter um benefício econômico. Determinar corretamente a capacidade de projeto dos sistemas de geração e armazenamento de energia para melhorar o potencial benefício econômico é o assunto principal deste trabalho, onde se modelam energeticamente os sistemas de geração elétrica por tecnologia fotovoltaica, eólica e micro turbina a gás, além de modelar a bateria de chumbo-ácido para armazenamento energético incluindo sua degradação nos custos operacionais. Depois se simula o comportamento energético de uma microrrede que inclui estas tecnologiasconectadas à rede elétrica principal com sistema de compensação de energia ou sistema Net Metering, com base em dados históricos de radiação solar, vento e dados característicos de cada dispositivo, obtendo o custo anualizado médio de energia como principal indicador de decisão para encontrar, através de um algoritmo de otimização por enxame de particulas, a combinação de capacidades unitárias que minimiza este custo. Na etapa final do trabalho o algoritmo de otimização é aplicado para dimensionar uma microrrede que seria implantada no campus Professor José Rodrigues Seabra, sede Itajubá da UNIFEI, encontrando que nas condições atuais a tecnologia mais promissora neste local é a fotovoltaica, precisando uma redução minima de 33% nos custos do painel fotovoltaico, com esta redução a quantidade de paineis que minimiza o custo anualizado médio de energia é de 3500.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PINZÓN, Andrés Mauricio Oviedo. Otimização da potência unitária dos geradores de energia numa microrrede elétrica com geração hibrida fóssil/renovável. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/157
Data do documento: 13-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_pinzon_2015.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.