Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1570
Tipo: Dissertação
Título: Cálculo de limites de intercâmbio em Sistemas Elétricos de Potência através de ferramentas de otimização.
Autor(es): SANT´ANNA, Elder Geraldo Sales de
Abstract: Esta Dissertação propõe e aplica uma nova metodologia para o cálculo de limites de intercâmbio entre regiões ou áreas geo-elétricas de sistemas de grande porte pelo uso do fluxo de potência ótimo. A metodologia proposta assegura menor tempo empregado na obtenção dos diversos pontos de operação utilizados como pontos de partida para as análises dos comportamentos dinâmicos do sistema e maior segurança e padronização nos ajustes desses pontos. Além da metodologia proposta, também é descrito detalhadamente o procedimento atual para o cálculo dos limites de intercâmbios, quando são evidenciadas as oportunidades de melhorias desse procedimento pela utilização da função objetivo de máxima transferência de potência. O uso prático dessa função objetivo em sistemas reais de grande porte demandou melhorias nos aplicativos utilizados de fluxo de potência convencional e de fluxo de potência ótimo, assim como a elaboração de um aplicativo de preparação da base de dados para a utilização da função objetivo do FPO. Foram utilizados 3 (três) sistemas teste, a saber: um de pequeno porte (sistema IEEE 14 barras), um sistema de médio porte (678 barras), que consiste de um equivalente do Sistema Interligado Nacional, e o próprio Sistema Interligado Nacional (4855 barras), com toda sua base de dados. Os resultados obtidos mostram o grande potencial de aplicação da metodologia proposta nos procedimentos práticos atualmente adotados para o cálculo dos limites de intercâmbios entre regiões.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SANT´ANNA, Elder Geraldo Sales de. Cálculo de limites de intercâmbio em Sistemas Elétricos de Potência através de ferramentas de otimização. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1570
Data do documento: 4-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0035950.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.