Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1579
Tipo: Dissertação
Título: Aterramento do ponto neutro das redes de distribuição através de bobina ressonante.
Autor(es): CAMPOS JÚNIOR, Isaac Gonçalves
Abstract: O assunto principal desta dissertação é o método de aterramento do ponto neutro utilizado nas redes de distribuição de energia elétrica. Realiza-se um estudo dos diversos métodos de aterramento utilizados no mundo e os mais utilizados no Brasil, procurando analisar as vantagens e desvantagens de cada método para assim propor um método de aterramento que seja mais eficiente, ou seja, que possibilite o menor número de interrupções relacionadas a defeitos que envolvam a “Terra”. Para melhor compreensão da função do sistema de aterramento em um sistema elétrico de distribuição de energia dedica-se um capítulo para descrição do sistema elétrico de distribuição, ressaltando suas principais características e funcionalidade. Com o mesmo intuito, descreve-se também os principais tipos de falhas que ocorrem no sistema de distribuição, principalmente as que envolvam a “Terra, para que se possa determinar o método de aterramento a ser utilizado. Com base nos estudos e análises realizados, propõem-se o método de aterramento que utiliza uma bobina ressonante com a impedância capacitiva do sistema elétrico, conhecida como “Bobina de Petersen”, em homenagem a seu inventor. Essa bobina tem como função principal limitar a corrente de defeito fase-terra e agir na eliminação do arco de defeito e consequentemente a falha, impedindo o desligamento do sistema. Realizam-se vários estudos e simulações para verificação da viabilidade da aplicação deste método de aterramento em um sistema real de distribuição de energia elétrica.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CAMPOS JÚNIOR, Isaac Gonçalves. Aterramento do ponto neutro das redes de distribuição através de bobina ressonante. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1579
Data do documento: 11-Ago-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034972.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.