Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1581
Tipo: Dissertação
Título: Estudos de colapso de tensão através de determinação de ações de controle com auxílio do auto vetor à esquerda.
Autor(es): ROCHA, Marcel
Abstract: Esta dissertação discute a aplicação de controle de compensação de potência reativa e corte de carga no sistema para melhora da estabilidade de tensão do sistema. Aspectos relacionados à teoria de sistemas dinâmicos são revistos e discutidos durante o desenvolvimento da modelagem do sistema. A formulação extrapola a formulação ordinária do fluxo de carga e considera as equações dinâmicas das máquinas, definindo o equilíbrio completo do sistema. O modelo utilizado permite, por sua vez, identificar bifurcações de Hopf e sela-nó no sistema elétrico de potência. Baseada na teoria de autovalores, o auto vetor à esquerda associado ao autovalor crítico do sistema pode ser utilizado para identificar ações de controle no sistema, uma vez que traz informações sobre a sensibilidade dos parâmetros. Assim, uma aproximação do auto vetor à esquerda, baseado no vetor tangente obtido durante o Método da Continuação é proposta, de forma a identificar ações de controle que melhorem a estabilidade do sistema a um baixo custo computacional. A aproximação do vetor tangente é aplicada de forma a obter informação das barras mais propícias para realização de controle através da compensação de potência reativa e corte de carga, no intuito afastar o sistema da instabilidade de tensão. Os testes das metodologias propostas são conduzidos no sistema New England de 39 barras, disponível na literatura.
Citação: ROCHA, Marcel. Estudos de colapso de tensão através de determinação de ações de controle com auxílio do auto vetor à esquerda. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1581
Data do documento: Jun-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034923.pdf617,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.