Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1586
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de informação para a monitoração e diagnóstico de desempenho de unidades termelétricas de ciclo combinado.
Autor(es): SILVA, Julio Augusto Mendes da
Abstract: O esforço para melhora do desempenho de ciclos térmicos tem levado a sistemas cada vez mais complexos. Esta complexidade torna o diagnóstico termodinâmico de ciclos térmicos, que possui a função de identificar os componentes que estão com o desempenho abaixo do previsto, extremamente difícil. Esta dificuldade resulta principalmente da variação no desempenho dos componentes quando os mesmos operam fora do ponto de projeto (malfunções induzidas), dificultando a distinção entre os componentes que possuem anomalias (malfunções intrínsecas) e os que estão simplesmente operando em uma situação diferente da projetada. Neste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre diversas metodologias de diagnóstico aplicadas a ciclos térmicos. Duas das metodologias mais divulgadas na literatura foram testadas: a termoeconômica e o método da reconciliação. Ambas foram aplicadas em um ciclo fictício com a finalidade de comparar os métodos e escolher o mais eficiente. O método da reconciliação foi escolhido como mais eficiente e posteriormente foi utilizado em um sistema elaborado para execução do diagnóstico termodinâmico em uma planta real. Este sistema tem como objetivo, além da localização dos componentes degradados, a predição do ganho nos indicadores de desempenho da planta pela eliminação das anomalias encontradas. O trabalho mostra que para eliminação das malfunções induzidas nos indicadores de anomalia a comparação com modelos desenvolvidos utilizando as curvas de desempenho dos componentes é extremamente eficaz. O trabalho mostra também que a utilização de um modelo da planta, que opera fora do ponto de projeto, é uma ferramenta útil, pois permite a previsão do ganho obtido pela eliminação das anomalias presentes na planta, sem a utilização de modelos lineares, e levando em conta o efeito induzido pela eliminação de cada anomalia no comportamento dos demais componentes.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: SILVA, Julio Augusto Mendes da. Sistema de informação para a monitoração e diagnóstico de desempenho de unidades termelétricas de ciclo combinado. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1586
Data do documento: 11-Set-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034979.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.