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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1589
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise termoeconômica do processo de produção de cimento Portland com co-processamento de misturas de resíduos. |
Autor(es): | PAULA, Luiz Gonzaga de |
Abstract: | A indústria de cimento Portland apresenta como característica um elevado consumo de energia térmica no processo de produção de clínquer nos fornos rotativos. Com o propósito de redução deste consumo de energia, novas tecnologias têm sido incorporadas, tais como melhorias nos pré-aquecedores e a introdução de pré-calcinadores com queima secundária de combustível e com fornecimento de ar terciário. A introdução de tais técnicas em uma planta de cimento permite que resíduos oriundos de diversos ramos industriais possam ser co-processado sem causar danos ao meio ambiente e sem alterar a qualidade do cimento produzido. Deste modo, o co-processamento é uma técnica que se consagrou nas indústrias de cimento por promover simultaneamente a redução de custo na produção devido ao consumo reduzido de combustível principal e também por reduzir o volume de resíduos que seriam dispostos no meio ambiente. Este trabalho apresenta uma análise termoeconômica do processo de fabricação de cimento, com a adição de pneus inservíveis para substituir parte do combustível principal utilizado no processo. O estudo foi realizado considerando os parâmetros de uma planta de cimento dotada de pré-aquecedor de ciclones e outra com pré-aquecedor de ciclones e pré-calcinador. Como resultados são apresentados as comparações entre as eficiências racionais e os resultados das análises termoeconômica para os dois processos secos de produção de cimento. |
metadata.dc.publisher.department: | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
Citação: | PAULA, Luiz Gonzaga de. Análise termoeconômica do processo de produção de cimento Portland com co-processamento de misturas de resíduos. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1589 |
Data do documento: | 16-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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