Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Tipo: Dissertação
Título: Projeto de um framework para o desenvolvimento de aplicações de simulação distribuída.
Autor(es): CRUZ, Liverson Batista
Abstract: A utilização de frameworks, para auxiliar o desenvolvimento de ferramentas de software, é uma realidade no mundo de hoje. Visualizando o cenário atual, este trabalho apresenta um framework que oferece suporte ao desenvolvimento de programas de simulação distribuída. O diferencial desta ferramenta, em relação às outras que auxiliam a programação paralela, é a quantidade de recursos disponíveis. Parte deles está relacionada à possibilidade de utilizar diferentes tipos de protocolos de sincronização em uma mesma aplicação e utilizar bibliotecas de comunicação diferentes, como o PVM (Parallel Virtual Machine) e o MPI (Message Passing Interface). Para o projeto das classes do framework foram considerados dois protocolos de sincronização otimistas: Time Warp e Rollback Solidário. Apesar de pertencerem à mesma classe, estes protocolos possuem comportamentos diferentes. Assim, uma discussão comparativa é apresentada. Projetado, utilizando programação orientada a objeto, este framework possui classes flexíveis e reutilizáveis que permitem futuras adaptações e extensão.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: CRUZ, Liverson Batista. Projeto de um framework para o desenvolvimento de aplicações de simulação distribuída. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Data do documento: 13-Jul-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036058.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.