Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1595
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação do Método Ágil SCRUM na gestão de desenvolvimento de produtos de software por uma pequena empresa de base tecnológica.
Autor(es): CARVALLHO, Bernardo Vasconcelos de
Abstract: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, realizada em uma pequena empresa de base tecnológica, na qual se aplicou o método ágil Scrum em um projeto de desenvolvimento de um produto de Software. O objeto de pesquisa foi uma pequena empresa de Itajubá/MG, cujos principais produtos são sistemas de software. Estudos mostram que a indústria de produção de software é extremamente ineficiente e ineficaz. E as micro e pequenas empresas de base tecnológica (MPEBT) tem um desafio ainda maior devido aos seus recursos restritos. Além disso, os métodos tradicionais de desenvolvimento de produtos de softwares são pesados e custosos. Na década de 1980 surgiram as técnicas de desenvolvimento ágil de produtos, entre eles o Scrum. Este trabalho se principiou com uma revisão, análise, classificação e codificação da literatura sobre o método Scrum em toda a base de dados dos periódicos da CAPES. Tendo em vista a importância estratégica das MPEBT no desenvolvimento regional, seria muito importante que o Scrum fosse compatível com seus processos, para que as mesmas pudessem se tornar mais competitivas e usufruir de seus benefícios. Desta forma, o objetivo desta dissertação foi analisar a implantação do método ágil Scrum nos projetos de desenvolvimento de novos produtos de software de uma MPEBT, além de compreender e mensurar o impacto desta implantação na empresa. Concluiu-se que o método melhorou a comunicação e aumentou a motivação do time, diminuiu o custo, o tempo e o risco do projeto e aumentou a produtividade da equipe. Com esses resultados alcançados, a organização se tornou mais competitiva, pois a bem-sucedida gestão de desenvolvimento de produtos é ponto crucial para o sucesso de uma empresa de base tecnológica.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CARVALHO, Bernardo Vasconcelos de. Aplicação do Método Ágil SCRUM na gestão de desenvolvimento de produtos de software por uma pequena empresa de base tecnológica. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1595
Data do documento: 17-Set-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034997.pdf12,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.