Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1596
Tipo: Dissertação
Título: Impacto das funções desempenhadas pelos gerentes nos resultados da incubadora: survey realizada na Rede Mineira de Inovação.
Autor(es): SILVA, José Magno da
Abstract: A prática destaca e algumas pesquisas confirmam como fundamental o papel do gerente para o sucesso da incubadora. Apesar da evidente importância de suas atividades, verifica-se pela revisão bibliográfica uma carência de estudos que abordem o gerente no que se refere às suas funções e como elas afetam o desempenho da incubadora. Esta pesquisa teve como objetivo relacionar as funções desempenhadas pelos gerentes com os resultados obtidos pela incubadora. Considerou-se como “resultados da incubadora”: o tempo do gerente em cargo de direção, o tempo de existência da incubadora, o número de empresas incubadas, o número de empresas graduadas e a obtenção da certificação ISO 9001. As funções desempenhadas pelos gerentes das incubadoras são resultantes da revisão bibliográfica do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) que culmina na relação de suas funções. Posteriormente, estas funções são agrupadas e sua descrição é adaptada ao contexto das Incubadoras de Empresas. O estudo envolveu pesquisa de campo, com aplicação de questionário junto às incubadoras da Rede Mineira de Inovação (RMI), com ênfase nas funções desempenhadas pelos seus gerentes. O questionário utilizado buscou identificar, fundamentado nas funções do PMO, quais funções os gerentes das incubadoras da RMI exercem ou julgam mais importantes exercerem para gerir sua incubadora. Os dados foram coletados, processados estatisticamente, confrontados às hipóteses e posteriormente analisados tendo como resultados principais: as funções consideradas mais importantes para se alcançar os resultados da incubadora foram participar do planejamento estratégico das empresas incubadas e distribuir recursos disponíveis entre as empresas incubadas e a de menor importância para a obtenção dos resultados é monitorar e controlar o desempenho de cada plano de negócio das empresas incubadas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SILVA, José Magno da. Impacto das funções desempenhadas pelos gerentes nos resultados da incubadora: survey realizada na Rede Mineira de Inovação. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1596
Data do documento: 17-Dez-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036254.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.