Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1599
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento de padrões utilizando o teorema do eixo de separação e redes neurais artificiais.
Autor(es): ALMEIDA, Rodrigo Maximiano Antunes de
Abstract: Este trabalho apresenta uma nova técnica de treinamento de redes neurais artificiais baseado em técnicas geométricas. Este método tem a capacidade de gerar a topografia da rede sem necessidade de especificação de parâmetros. Técnicas similares, baseadas em fatores geométricos, vêm sendo desenvolvidas com altas taxas de acerto e boa capacidade de generalização. Neste trabalho adaptamos o teorema de eixos de separação para espaços n-dimensionais, expandindo o conceito de OBB-trees para OBHB-trees. O algoritmo é composto de quatro tapas: construção das OBHB’s, busca dos hiperplanos de separação usando o teorema dos eixos de separação, seleção do melhor conjunto de hiperplanos e especificação da rede neural. Resultados experimentais demonstram que esta técnica pode ser utilizada com sucesso em problemas de classificação.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: ALMEIDA, Rodrigo Maximiano Antunes de. Reconhecimento de padrões utilizando o teorema do eixo de separação e redes neurais artificiais. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1599
Data do documento: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034500.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.