Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1600
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da geometria e estrutura eletrônica de nanotubos de carbono quirais puros e dopados.
Autor(es): FARIA, Cristiano Geraldo de
Abstract: Desde a descoberta dos nanotubos em 1991, muitos estudos experimentais e teóricos tem sido desenvolvido com o objetivo de se desenvolver nanodispositivos com finalidades diversas. Após a síntese de nanotubos constituídos por outras espécies químicas (CNx, CBy, CxNyBz, por exemplo), as possibilidades de aplicação dessas nanoestruturas mostraram–se ainda mais diversificadas. Tanto os mecanismos de emissão, como os processos de condução e retificação de dispositivos baseados em nanotubos de carbono puro ou dopados ainda são objetos de estudo. Resultados controversos sobre a relação entre a morfologia e as propriedades eletrônicas dessas nanoestruturas mostram–se como um obstáculo para a compreensão e desenvolvimento de nanodispositivos. Neste trabalho exploramos as propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos de carbono quirais. Para tal fim, realizou–se um estudo teórico das estruturas de interesse, empregando – se técnicas de química quântica diversas, baseadas nas teorias Hartree–Fock – PM3 e Funcional de Densidade (DFT) – o funcional BLYP, por exemplo. Nossos estudos relacionados com os nanotubos aquirais CNx mostraram que a presença dos átomos de nitrogênio leva a distorções nas paredes do tubo. Os resultados de nossos trabalhos também nos levaram a concluir que a característica metálica dos nanotubos CNx aumenta com o aumento da concentração de nitrogênio.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: FARIA, Cristiano Geraldo de. Estudo da geometria e estrutura eletrônica de nanotubos de carbono quirais puros e dopados. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1600
Data do documento: 17-Abr-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034574.pdf32,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.