Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1601
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da relação estrutura-atividade de bloqueadores de canal de cálcio tipo L.
Autor(es): BATISTA, Fabiana Aparecida de Souza
Abstract: Bloqueadores de Canal de Cálcio (BCC) representam um grupo de agentes terapêuticos utilizados no tratamento de problemas cardiovasculares, incluindo hipertensão e angina. Todos esses fármacos agem como antagonistas dos canais de cálcio que são responsáveis pela ativação dos músculos cardíaco e liso vascular. Teoricamente, várias técnicas de Relação Estrutura-Atividade (SAR) têm sido usadas para propor novas drogas. O objetivo de presente trabalho é o estudo teórico da relação estrutura-atividade para BCC – derivados do oxadiazol-3-ona – utilizados em tratamento de doenças cardiovasculares. Estudos anteriores têm mostrado uma melhor atividade farmacológica para a série de 8-aril-8-hidroxil-5-metil-8H-[1,4] tiazino [3,4-c] [1,2,4] oxadiazol-3-ona, quando comparado ao conhecido bloqueador de entrada de cálcio tipo L Diltiazem. Neste trabalho, utilizou-se a Metodologia dos Índices Eletrônicos (MIE) na investigação sistemática de uma série de moléculas proposta na literatura. Este estudo pretende estabelecer uma correlação entre a atividade biológica destas moléculas com sua estrutura molecular e suas propriedades eletrônicas. Cálculos teóricos usando técnicas baseadas em métodos semi-empíricos (AM1), e Teoria do Funcional da Densidade (DFT) - BLYP e B3LYP na base 6-31G - foram realizados no intuito de obter a geometria molecular e as propriedades eletrônicas dessa classe de fármacos. A análise das curvas eletrostáticas calculadas tornou possível a determinação da região de interesse para a aplicação da MIE. Nossos resultados indicam alguma relação entre os índices eletrônicos e atividade biológica para a classe de compostos estudados.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: BATISTA, Fabiana Aparecida de Souza. Estudo da relação estrutura-atividade de bloqueadores de canal de cálcio tipo L. 2009. 69 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1601
Data do documento: 20-Mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034646.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.