Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Tipo: Dissertação
Título: Algoritmos de roteamento em redes ópticas visando redução do consumo energético.
Autor(es): BRAGA, Rafael de Souza Martins
Abstract: Na última década, com crescimento do consumo de energia devido a uma demanda cada vez maior, encontrar soluções que promovam redução no gasto de energia se tornou um foco de pesquisada importante. Esta dissertação, propõe a criação de três novos algoritmos ER-MA, FEC ADAPTATIVO e ROE-TH, sendo o objetivo a redução do consumo de energia. O principal conceito por trás dos dois primeiros algoritmos é a adaptabilidade, aplicada à modulação (ER-MA) e ao código de correção (FEC ADAPTATIVO). Em cada cenário de rede os algoritmos determinam qual a melhor configuração possível de acordo com o cenário da conexão. O terceiro algoritmo ROE-TH é uma técnica resultante da combinação dos algoritmos anteriores. Portanto modulação e código de correção de erro são alteradas paralelamente. Os resultados obtidos revelam que o consumo de energia e taxa de bloqueio foram reduzidas em todos cenários testados, obtendo uma redução variando de 47 a 70% no que tange consumo energético e taxas de bloqueio no intervalo de 9 a 11%.Na última década, com crescimento do consumo de energia devido a uma demanda cada vez maior, encontrar soluções que promovam redução no gasto de energia se tornou um foco de pesquisada importante. Esta dissertação, propõe a criação de três novos algoritmos ER-MA, FEC ADAPTATIVO e ROE-TH, sendo o objetivo a redução do consumo de energia. O principal conceito por trás dos dois primeiros algoritmos é a adaptabilidade, aplicada à modulação (ER-MA) e ao código de correção (FEC ADAPTATIVO). Em cada cenário de rede os algoritmos determinam qual a melhor configuração possível de acordo com o cenário da conexão. O terceiro algoritmo ROE-TH é uma técnica resultante da combinação dos algoritmos anteriores. Portanto modulação e código de correção de erro são alteradas paralelamente. Os resultados obtidos revelam que o consumo de energia e taxa de bloqueio foram reduzidas em todos cenários testados, obtendo uma redução variando de 47 a 70% no que tange consumo energético e taxas de bloqueio no intervalo de 9 a 11%.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: BRAGA, Rafael de Souza Martins. Algoritmos de roteamento em redes ópticas visando redução do consumo energético. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Data do documento: 15-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018117.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.