Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1611
Tipo: Dissertação
Título: Análise do processo de nitretação em forno a gás amônia utilizando regressão logística.
Autor(es): ALVES, Adelaine dos Reis
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar as potenciais variáveis do processo de nitretação a gás, responsáveis pelas trincas nos espaçadores, componentes dos anéis de pistão. A metodologia empregada foi a regressão logística, técnica não-linear, que possibilita analisar a resposta binária (presença ou ausência da característica de interesse), identificar regressores e correlacionar variáveis, através dos dados disponibilizados pela empresa Mahle, parceira nesta pesquisa. Os dados foram levantados a partir dos primeiros registros efetuados pela empresa no seu forno de nitretação, das variáveis pertinentes à matéria-prima e das variáveis-resposta decorrentes do processo de nitretação. A regressão logística foi realizada a partir de agrupamento das variáveis e seleção das mais relevantes. O resultado final apontou o tempo de resfriamento e a pressão no interior do forno como as variáveis com maior influência na formação das trincas e, por conseguinte, a quantidade influencia no tempo de resfriamento. Como ação imediata, a redução da quantidade nitretada de anéis foi recomendada até ajustes mais precisos do forno.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: ALVES, Adelaide dos Reis. Análise do processo de nitretação em forno a gás amônia utilizando regressão logística. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1611
Data do documento: 6-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034811.pdf5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.