Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento de padrões de falhas em interiores de aeronaves.
Autor(es): RODRIGUES, Rogério Silva
Abstract: No setor aeronáutico a pressão por ser mais competitivo é uma rotina. Fatores tais como tempo, preço, disponibilidade, segurança, tecnologia, qualidade, confiabilidade, gerência da informação, entre outros podem contribuir para influenciar a satisfação dos operadores de aeronaves que precisam executar uma ação de reparo dentro de um agressivo intervalo de tempo. Este estudo tem o objetivo de processar registros de falhas originados em jatos regionais comerciais utilizando técnicas de mineração do textos e redes neurais artificiais (RNA), com foco na redução do tempo gasto com a análise de um registro de falha e a respectiva disposição. As variáveis independentes são originadas durante a fase de pré-processamento (mineração de textos) do banco de dados formado pelos registros de falhas anotados no livro de bordo. Na sequência, as variáveis são aplicadas em uma rede neural para gerar a saída (disposição final), baseado nos dados históricos do banco de dados. Aproximadamente cinco anos de dados históricos foram usados para construir e validar o modelo. Espera-se que este modelo possa reduzir o tempo de disposição de um evento substancialmente e com isto facilitará a manutenção praticada pelo operador.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: RODRIGUES, Rogério Silva. Reconhecimento de padrões de falhas em interiores de aeronaves. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Data do documento: 16-Dez-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036248.pdf695,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.