Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Tipo: Dissertação
Título: Estudo das propriedades bioquímicas de sistemas poliméricos arborescentes PGLD-AAS para o tratamento do câncer.
Autor(es): SILVA, Alexandra Rodrigues Pereira da
Abstract: O principal objetivo deste trabalho é relatar a hemocompatibilidade e propriedades antitumorais do dendrímero de poliglicerol salicilado (PGLD-AAS). O dendrímero de poliglicerol (PGLD) foi preparado seguindo a metodologia sintética divergente. A natureza da estrutura do PGLD foi caracterizada pelas técnicas GPC e 13C-NMR. O dendrímero de poliglicerol salicilado foi preparado pela esterificação do ácido acetilsalicílico com o PGLD. A adsorção protéica, adesão plaquetária, formação de trombo e propriedades anticoagulantes foram conduzidas por experiências in vitro para analisar a interação do sangue com o PGLD-AAS. A citotoxicidade do conjugado foi estudada contra células de mamíferos (CHO). O dendrímero sintetizado (PGLD) apresenta baixa dispersão em peso molecular (Mw/Mn = 1,05) e um grau de ramificação (GR) de 0,82, caracterizando a estrutura dendrítica do polímero. Investigações sobre adsorções de proteínas albumina do soro humano e fibrinogênio mostraram que o PGLD-AAS adsorve mais albumina que fibrinogênio. As micrografias eletrônicas digitais do PGLD-AAS após contato com o sangue mostraram um comportamento hemocompatível do conjugado bioativo. As análises clínicas TTPA e TP indicam que o PGLD-AAS exibe boa atividade anticoagulante. A constante dielétrica de PGLD-AAS em solução fisiológica indica que este dendrímero bioativo não induz agregação de células sanguíneas. O conjugado PGLD-AAS exibe especificidade e bioatividade contra o câncer de mama humano derivado da linhagem celular MCF-7. A droga diminuiu a viabilidade celular em uma maneira dose dependente, exibindo uma IC50 de 88,6 ± 5,3 μM, com 50 μM PGLD-AAS. O PGLD-AAS induziu alterações morfológicas na membrana celular da linhagem MCF-7. A bioquímica e estudos in vitro indicam que PGLD-AAS parece ser um promissor agente antineoplásico.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: SILVA, Alexandra Rodrigues Pereira da. Estudo das propriedades bioquímicas de sistemas poliméricos arborescentes PGLD-AAS para o tratamento do câncer. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Data do documento: 17-Abr-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032859.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.