Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização elétrica de uma mistura à base de polianilina e pó de borracha de pneu.
Autor(es): MACHADO, Wagner Souza
Abstract: A polianilina (PANI) é um polímero condutor que atrai considerável atenção dos pesquisadores devido a seu comportamento eletroquímico peculiar e sua boa estabilidade química e ambiental. Inúmeros trabalhos sobre preparação de polímeros condutores contendo uma matriz polimérica e a PANI têm relatado a obtenção de materiais com boas características físicas e químicas, indicando possibilidades promissoras para a utilização da PANI. A incorporação de frações de pó de borracha de pneu (PBP) em mistura com termoplásticos e elastômeros pode ser uma opção para o reaproveitamento do PBP, aumentando o mercado de reciclagem da borracha e incentivando a preocupação com o meio ambiente. Neste trabalho é apresentado o estudo das propriedades elétricas de misturas poliméricas da polianilina dopada com ácido dodecilbenzenossulfônico (PANI.DBSA) e o PBP (PBP/PANI.DBSA) e também das misturas poliméricas utilizando uma matriz termoplástica de PEAD com PANI.DBSA e com PBP/PANI.DBSA. São apresentadas todas as etapas de preparação e caracterização destas misturas poliméricas. As misturas PBP/PANI.DBSA foram caracterizadas através de medidas da condutividade dc e ac, e também por medidas das propriedades dielétricas. Os resultados da caracterização das misturas PBP/PANI.DBSA foram interpretados em função da morfologia das misturas preparadas por diferentes técnicas e com diferentes granulometrias de PBP, indicando forte dependência tanto da técnica de preparação quanto da granulometria do PBP utilizado. Todas as misturas preparadas apresentaram um comportamento percolativo para a condutividade dc. As propriedades dielétricas das misturas indicaram a presença de processos de relaxação a baixas freqüências, relacionadas à polarização interfacial e/ou nos eletrodos. As misturas com a matriz termoplástica foram caracterizadas através de medidas das propriedades dielétricas e medidas das propriedades mecânicas. Os resultados obtidos da caracterização mecânica indicaram perda considerável da resistência e da elasticidade da mistura causada pela baixa interação entre a matriz de PEAD e os materiais condutores utilizados (PANI.DBSA e PBP/PANI.DBSA). Os resultados da caracterização dielétrica indicaram a influência do conteúdo de negro de fumo do PBP na perda dielétrica da mistura PEAD/PBP-PANI.DBSA.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: MACHADO, Wagner Souza. Caracterização elétrica de uma mistura à base de polianilina e pó de borracha de pneu. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Data do documento: 7-Mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032955.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.