Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/163
Tipo: Dissertação
Título: O uso combinado de pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos.
Autor(es): LEITE, Marcelo Daige Prado
Abstract: O uso combinado de fontes energéticas, tanto renováveis quanto não renováveis, vem se tornando realidade no Brasil e no mundo. O embrião dessa mudança foram os sistemas híbridos, compostos por geradores eólicos e placas fotovoltaicas. Esta dissertação apresenta um estudo a respeito de uma usina conceitual formada pela combinação das energias hídrica e eólica (hidroeólica), o que resulta em um novo tipo de sistema híbrido composto pela associação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Parques Eólicos. Os principais motivos que levaram a essa escolha foram: o fato das duas fontes se complementarem ao longo do ano, a ausência das flutuações intermitentes que existem em ambas quando isoladas e a capacidade que o sistema apresenta em armazenar energia quando há pouca demanda. O trabalho foi fundamentado teoricamente nos conceitos de sistemas híbridos, que começam a ser disseminados pelo mundo e cujo estado da arte é a combinação hidroeólica. A teoria permitiu embasar o cálculo da potência instalada, da energia gerada e do fator de capacidade do sistema. A metodologia utilizada contou com uma prospecção no território nacional, que teve o objetivo de encontrar uma região ideal para a instalação do parque híbrido, e que contempla imagens de satélite e inventários hídricos e eólicos. Foi realizado um estudo de caso na bacia hidrográfica do rio Itaguari, sub-bacia 45 do rio São Francisco no estado da Bahia, no qual as turbinas eólicas, assim como a disposição delas no terreno, foram definidas. Um fluxo de caixa foi simulado e através do método de análise do valor presente líquido o empreendimento se mostrou viável. De fato, o sistema híbrido hidroeólico é uma opção futura para a matriz energética brasileira, visto que, além da matéria prima ser proveniente de duas fontes renováveis, as tecnologias necessárias para implantação desse tipo de usina já estão difundidas no país.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LEITE, Marcelo Daige Prado. O uso combinado de pequenas centrais hidrelétricas e parques eólicos. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/163
Data do documento: 14-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_leite_2015.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.