Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de procedimentos de auto-teste em sensores de vazão eletromagnéticos.
Autor(es): MOLINA, Rafael Vivarelli
Abstract: Os medidores eletromagnéticos correspondem a grande parte dos medidores de vazão utilizados na indústria atualmente. Isso devido ao fato de não possuírem partes mecânicas e poderem ser utilizados para diversos tipos de líquidos, bastando para isso que o mesmo seja condutivo. Entretanto, como o usuário não tem possibilidade de verificar o funcionamento de suas partes internas quando instalado, esse tipo de medidor geralmente requer manutenção periódica, para garantir o seu correto funcionamento, uma vez que não há possibilidade de verificar o seu funcionamento apenas pela indicação de vazão. Tal necessidade de manutenção pode ser traduzida como custo para os usuários. Pensando nessa necessidade de manutenção, alguns fabricantes estudiosos realizaram propostas de auto-testes em medidores eletromagnéticos. O presente trabalho apresenta as propostas encontradas na literatura e outras propostas pelo autor, e desenvolve métodos e meios para a realização de tais testes em laboratório. Para tanto, foi desenvolvido um protótipo de medidor eletromagnético de vazão totalmente funcional, e também foram desenvolvidos circuitos eletrônicos para o condicionamento dos sinais. Os sinais foram aquisitados e avaliados através de softwares de aquisição de dados (LabView®) e manipulação matemática (Matlab®). Os resultados dos ensaios são apresentados e discutidos, juntamente com novas propostas de trabalhos.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: MOLINA, Rafael Vivarelli. Desenvolvimento de procedimentos de auto-teste em sensores de vazão eletromagnéticos. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Data do documento: 25-Fev-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032938.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.