Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1642
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do impacto energético e ambiental da cogeração no balanço energético e no ciclo de vida do biodiesel de óleo de palma africana.
Autor(es): YÁÑEZ ANGARITA, Edgar Eduardo
Abstract: A produção de biodiesel de óleo de palma apresenta importantes vantagens sobre o balanço energético e o esgotamento de recursos energéticos não renováveis em relação a outras fontes bioenergéticas. Entre outros aspectos, esta vantagem está baseada no alto rendimento de óleo por hectare (4000-6500 kg ha⁻¹ ano⁻¹), mínima mecanização e à ausência de produtos químicos usados nos processos de extração e refinação do óleo. A biomassa gerada no processo de extração representa 42% do peso dos cachos de fruto de palma (CFF), equivalente a 8240 kg ha⁻¹ ano⁻¹ de biomassa e 392 kg ha⁻¹ year⁻¹ de biogás com 55% de metano na composição. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da cogeração no ciclo de vida do biodiesel de óleo de palma, pela utilização da biomassa na geração de eletricidade com altos parâmetros de vapor e tecnologias modernas. Vários esquemas térmicos de cogeração com a utilização de turbinas de Condensação-Extração e caldeiras de alta pressão, foram simulados usando o software Gatecycle v. 5.0.1. Esses resultados foram considerados no ciclo de vida (CV) do biodiesel, usando o software SimaPro v 7.0.1. A análise foi feita do berço ao portão, considerando as etapas agrícola, extração de óleo, refinação, transesterificação e transporte, para uma unidade funcional de 1 kg de biodiesel, utilizando como método de análise (AICV) o Impact 2002+. Este estudo estabeleceu um potencial de 124,8 GJ ha⁻¹ ano⁻¹ a partir da biomassa gerada no processo de extração de óleo, um índice de geração de eletricidade que pode atingir 200 kWh ano⁻¹. A relação energética Output/Input para o biodiesel de óleo de palma foi de 5,95, sendo até 3,5 vezes maior do que outro biodiesel. O Metanol é responsável pelo 37% do impacto ambiental no ciclo de vida do biodiesel, seguido pelo Nitrogênio do fertilizante com 25% e o transporte com o 14%. O benefício principal na produção do biodiesel está focado na redução dos efeitos nas Mudanças climáticas. O processo de cogeração permite reduzir o 148% do impacto no Uso do Solo, 17% no consumo de energias não renováveis, 7,6% o aquecimento global e um 33% o esgotamento da camada de ozônio entre outros aspectos positivos em relação ao processo de produção convencional do biodiesel.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: YÁÑEZ ANGARITA, Edgar Eduardo. Avaliação do impacto energético e ambiental da cogeração no balanço energético e no ciclo de vida do biodiesel de óleo de palma africana. 2008. 227 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1642
Data do documento: 20-Mar-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032860.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.