Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1669
Tipo: Dissertação
Título: Medição de desempenho da cadeia de suprimentos: um estudo de caso em uma empresa fornecedora do setor elétrico.
Autor(es): XAVIER, Sandra de Sousa
Abstract: O atual ambiente empresarial, caracterizado por mudanças constantes e elevada competitividade, vem forçando as organizações a desenvolverem cada vez mais a sua capacidade de mudança e de adaptação. Frente a esta necessidade, os indicadores de desempenho se apresentam como um mecanismo capaz de identificar a situação presente e compará-la com a situação planejada, orientando os gestores na execução de intervenções adequadas. Particularmente, o setor elétrico é estratégico por influenciar aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, além de ter impacto na balança comercial dos países. A partir desta constatação, o objetivo deste trabalho é analisar como uma empresa fornecedora do setor elétrico faz a sua medição de desempenho em um contexto de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês, Supply Chain Management - SCM). Após revisão bibliográfica sobre SCM, suas atividades e processos, medição de desempenho tradicional, novos sistemas de medição de desempenho e medição de desempenho na cadeia de suprimentos foi conduzido um estudo de caso em uma empresa fornecedora do setor elétrico. Na coleta de dados, foram utilizadas a observação direta, a documentação e as entrevistas focadas com gerentes e supervisores dos departamentos e setores relacionados. Para a comparação entre os dados coletados na empresa e a literatura pesquisada foram consideradas abordagens de medição de desempenho específicas para a cadeia de suprimentos. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir, em termos gerais, que a organização carece de medidas relacionadas aos seus custos e a produtividade, além de medidas de insumos e flexibilidade.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: XAVIER, Sandra de Sousa. Medição de desempenho da cadeia de suprimentos: um estudo de caso em uma empresa fornecedora do setor elétrico. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1669
Data do documento: 27-Fev-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032759.pdf664,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.