Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1672
Tipo: Dissertação
Título: Otimização de processos de manufatura com múltiplas respostas baseada em índices de capacidade.
Autor(es): PAIVA, Emerson José de
Abstract: É fato que as atividades organizacionais, influenciadas pelo crescente número de variáveis envolvidas nos processos, aumentam em complexidade incessantemente. Neste cenário, a eficiência do processo de tomada de decisões pode ficar comprometida devido à dificuldade de acesso dos gestores a métodos e soluções não triviais. Desse modo, este trabalho apresenta um estudo dos métodos de otimização de múltiplas respostas, aplicáveis a processos de manufatura. Combinando-se a Metodologia de Projetos de Experimentos (DOE), a Metodologia da Superfície de Resposta (MSR) e os índices de capacidade univariados (Cpm e Cpk), procurou-se estabelecer uma abordagem de composição para problemas com múltiplos objetivos, com funções estabelecidas a partir dos parâmetros significativos dos processos. Seis exemplos são utilizados para demonstrar a aplicação das metodologias envolvidas e uma abordagem para otimização de problemas multivariados, que contempla a correlação porventura existente entre as respostas, é proposta e desenvolvida, para problemas do tipo NTB (Nominal-The-Better). Estudos comparativos e experimentos de confirmação apontam para a boa adequação da proposta multivariada e para algumas limitações dos métodos univariados na presença significativa de estruturas de correlação.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: PAIVA, Emerson José de. Otimização de processos de manufatura com múltiplas respostas baseada em índices de capacidade. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1672
Data do documento: 7-Abr-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032819.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.