Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1677
Tipo: Dissertação
Título: Incerteza de medição – método proposto para a análise da conformidade do produto.
Autor(es): INCERPI, Paulo Henrique
Abstract: Durante a avaliação da conformidade do produto, o cálculo da incerteza de medição é um importante parâmetro para a definição do nível de qualidade das medições. Este trabalho propõe o uso de um método simplificado que pode ser utilizado na verificação desta conformidade, no chão de fábrica. Para isso foram identificados os métodos disponíveis na literatura e os procedimentos praticados nas indústrias. Foi verificado que o cálculo da incerteza de medição na indústria é utilizado, principalmente, para auxiliar a seleção do instrumento de medição compatível com o nível de qualidade adequado para seus processos de fabricação e que a relação entre a incerteza de medição e a tolerância de fabricação é o parâmetro mais utilizado para selecionar o processo de medição adequado ao controle geométrico de um processo de fabricação. Os procedimentos de cálculo de incerteza destes métodos foram analisados, resultando na indicação de um método considerado adequado para execução do cálculo e avaliação da incerteza dos processos de medição de grandezas geométricas no nível operacional. O método foi recomendado com base na sua facilidade de execução e na adequação aos diversos níveis de incerteza exigidos para diferentes processos metrológicos no nível operacional. Com a definição do método a ser usado, foram realizados ensaios no laboratório de metrologia da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, para que fosse verificada a variação das componentes das incertezas. Essa verificação forneceu dados para a elaboração das equações que foram usadas na simulação e confirmação ao método proposto. A simulação permitiu estabelecer o coeficiente que estabelece a razão entre o valor da incerteza do Guia para Expressão da Incerteza de Medição (ISO GUM) e o valor da incerteza do método proposto.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: INCERPI, Paulo Henrique. Incerteza de medição – método proposto para a análise da conformidade do produto. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1677
Data do documento: 24-Abr-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032953.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.