Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1678
Tipo: Dissertação
Título: Metodologia para o uso da análise por envoltória de dados no auxílio à decisão: 2005-2030.
Autor(es): BATISTA, Fabiana Dias
Abstract: A modelagem quantitativa é geralmente utilizada para auxiliar os gestores a decidir sobre os processos produtivos. Uma das técnicas que tem sido utilizada com essa finalidade é a Análise por Envoltória de Dados, também conhecida como DEA. Embora existam muitos trabalhos publicados sobre DEA, seu entendimento e aplicação no auxílio à decisão não é trivial. O analista que for utilizar DEA precisa estar ciente de algumas particularidades para garantir a confiabilidade dos resultados gerados. Nesse contexto, a utilização de um guia pode auxiliar os gestores a aproveitar o grande potencial da técnica na comparação de unidades produtivas. Este trabalho apresenta uma metodologia para utilização da DEA no processo decisório. A proposta é dividida em três etapas: Concepção, Modelagem e Análise. Primeiramente são apresentadas as características de cada fase, estruturadas na forma de tópicos que o usuário precisa investigar durante o estudo. Em seguida a metodologia é utilizada para auxiliar os gestores de uma multinacional do setor automotivo na tomada de decisão em 14 plantas produtivas. Na aplicação é possível verificar a fragilidade de se utilizar somente um modelo DEA na análise. A utilização de um passo a passo pode trazer grandes contribuições na transferência de técnicas utilizadas no ambiente acadêmico para aplicações reais dentro do ambiente empresarial.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: BATISTA, Fabiana Dias. Metodologia para o uso da análise por envoltória de dados no auxílio à decisão: 2005-2030. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1678
Data do documento: 27-Abr-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034807.pdf710,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.