Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1679
Tipo: Dissertação
Título: Gerência de requisitos de software em micro e pequenas empresas.
Autor(es): MOREIRA, Eliana Alves
Abstract: A falta de controle dos requisitos do software pode ocasionar aumento considerável de tempo de desenvolvimento e tornar este software instável. Diversos autores constataram que, nas micro ou pequenas empresas de software, o problema tende a se agravar, geralmente pela ausência de recursos financeiro e humano e pelo uso de processos informais no desenvolvimento. Com o intuito de verificar que a afirmação destes autores continua sendo verdadeira, realizou-se uma pesquisa de campo, com procedimentos de levantamento do tipo confirmatório, para observar se as empresas brasileiras desenvolvedoras de software vêm realizando o Controle dos Requisitos de seus projetos de software. Considerando que, as micro e pequenas empresas estão em maioria dentre os desenvolvedores de softwares e baseando-se em suas características e nas dificuldades vivenciadas pelas mesmas para a implantação de programas de melhoria de processos, buscou- se customizar o processo de Gerência de Requisitos, proposto pelos modelos CMMI, MPS.BR e pela norma ISO/IEC 15504, para permitir às micro e pequenas empresas de software melhorar a qualidade e produtividade de seus produtos e/ou serviços. A estrutura da customização consistiu na definição do modelo com as práticas a serem executadas e nas atividades necessárias à sua implementação, definida sequencialmente e dividida em dois níveis sucessivos de complexidade com o intuito de diminuir o impacto inicial da implantação. Com a proposta do modelo da Gerência de Requisitos passo a passo e com uso de formulários simples para documentação, este trabalho de pesquisa fornece uma contribuição para que as micro e pequenas empresas realizem com sucesso a Gerência de Requisitos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: MOREIRA, Eliana Alves. Gerência de requisitos de software em micro e pequenas empresas. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1679
Data do documento: 29-Mai-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032874.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.