Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/168
Tipo: Dissertação
Título: Mecanismos de Excitação, População Estelar e Propriedades Físicas de LINERs no Óptico e Infravermelho Próximo.
Autor(es): HAHN, Luis Gabriel Dahmer
Abstract: LINER é uma classe de AGNs cujo espectro óptico e infravermelho é dominado por linhas de emissão de baixa ionização e um contínuo dominado por população estelar. O debate central está na determinação da natureza da fonte central de energia, muitas vezes associada a um núcleo ativo. Em outros casos, no entanto, a ionização pode ocorrer por outros mecanismos, como choques, estrelas pAGB ou starbursts. Através de dados infravermelhos de duas amostras distintas de LINERs, uma composta por oito objetos pertencentes preferencialmente à classe de ETGs, com espectros unidimensionais, e outra composta por três objetos pertencentes à classe de LIRGs, com dados de espectrógrafos de campo integral, além de dados ópticos para algumas das galáxias das duas amostras, estudamos a fonte de ionização das linhas em LINERs. Para tal, utilizamos um código de síntese de população estelar (starlight) e ferramentas de análise das linhas de emissão subjacentes. A localização das galáxias ETGs em diagramas BPT indicam razões de linhas típicas de LINERs, enquanto que galáxias LIRGs localizam-se na região de objetos em transição, sugerindo que mecanismos de ionização distintos possam coexistir nestas galáxias. Para as galáxias ETGs, foram encontradas altas contribuições de populações estelares com idades intermediárias, às quais seriam capazes de ionizar o gás em emissão, embora mecanismos adicionais não possam ser descartados nestes objetos. Nas galáxias LIRGs, encontramos regiões LINERs compatíveis com AGNs no núcleo das galáxias UGC 02982 e UGC 12914, com a emissão LINER da UGC 00556 se estendendo para todo o campo de visão do IFU, o que sugere uma ionização por estrelas pAGB e starbursts. Estes resultados sugerem mecanismos diferentes de ionização para objetos que são classificados ópticamente como LINERs, com galáxias ETGs sendo ionizadas preferencialmente por estrelas pAGB e a ionização em galáxias LIRGs ocorrendo principalmente por starbursts e AGNs.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Física
Citação: HAHN, Luis Gabriel Dahmer. Mecanismos de Excitação, População Estelar e Propriedades Físicas de LINERs no Óptico e Infravermelho Próximo. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/168
Data do documento: 15-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_hahn_2015.pdf11,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.