Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1684
Tipo: Dissertação
Título: Análise de regressão e simulação na avaliação de tempos e custos em processos de usinagem pesada.
Autor(es): ALMEIDA FILHO, Benício Ferreira da
Abstract: Os processos de usinagem encontram grande importância e estão presentes nos mais diversos processos de transformação na indústria. O processo de usinagem pesada encontra sua aplicação na fabricação de peças de grande porte, quase sempre voltado para fabricação sob encomenda. Para este tipo de processo, o mercado exige das empresas uma postura agressiva com relação ao aumento da qualidade de seus produtos e redução de seus custos. O conhecimento dos processos, de seus tempos operacionais e os custos associados torna–se fundamental neste caso. Este trabalho apresenta para o setor de usinagem pesada, um estudo da influência da atuação de equipes de setup nos tempos improdutivos nos custos de improdutividade. Foram analisadas 22 peças em processos de usinagem pesada, num total de 1872 horas de fabricação. A aplicação das técnicas de análise de sensibilidade, análise de regressão e simulação de Monte Carlo aos dados coletados revelou que a atuação das equipes de set up melhorou o desempenho do departamento.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ALMEIDA FILHO, Benício Ferreira da. Análise de regressão e simulação na avaliação de tempos e custos em processos de usinagem pesada. 2008. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1684
Data do documento: 26-Mar-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033257.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.